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alimentos para baixar a tensão

A dieta hipertensão arterial está indicada em pessoas com tensão arterial elevada. A hipertensão arterial é um fator de risco cardiovascular, pelo que deve ser controlada.


O que é a hipertensão arterial


A hipertensão arterial (HTA) é o aumento da pressão arterial de forma crónica, com valores iguais ou superiores a 140 mm de mercúrio (Hg) de pressão sistólica, e 90 mm de Hg de pressão diastólica. A HTA é um fator de risco cardiovascular.


Sintomas alta tensão


A elevação da pressão arterial não costuma causar sintomas, algumas pessoas têm uma leve dor de cabeça ou enjôo, mas quase sempre passa despercebida. Sua aparência tem muito que ver com o stress, o excesso de peso e má alimentação. Há famílias que têm uma predisposição genética, normalmente relacionada com o sistema renal.


Alimentos para reduzir a tensão


Aumenta a ingestão de vitamina A (tomate, pimentão, damasco, manga, brócolos e espinafre) e vitamina C (laranja, limão, kiwi, morango, espinafre, agrião, cônegos) são antioxidantes, que evitam o envelhecimento das células das paredes dos vasos sanguíneos e contribuem para baixar a tensão.


Em sua dieta hipertensão é importante que você inclua alimentos que fornecem minerais como o potássio (banana, damascos, batatas e tomates) regula no rim, a eliminação de água e, portanto, baixa a pressão. O cálcio (leite, brócolos, legumes e amêndoas), contribui para melhorar a qualidade das paredes arteriais.


Dieta hipertensão


O primeiro passo na dieta hipertensão é diminuir o consumo de sal e alimentos salgados, como: salames, bacon, frutos secos, defumados, picles, conservas em salmoura, bacalhau salgado, pratos cozidos, queijos curados, keptchup, petiscos e caldos concentrados em comprimidos.


Reduzir a quantidade de sódio na dieta reduz a tensão. O sódio é necessário em pequenas doses (1,25 g/dia), mas quando consumidos em excesso de sal provoca retenção de líquidos e hipertensão arterial. Tente não tomar mais de 6 g de sal por dia (2,5 g de sódio), vem sendo mais ou menos uma colher de café.


Dieta hipertensão. Inimigos da sua dieta


Estabeleça um horário fixo de 5-6 refeições, tendo em conta:



  • Em todas as refeições deve ter: proteína, gordura e hidratos de carbono.

  • Três refeições principais e dois/três lanches.

  • Não deixe passar mais de uma hora, desde que você acorda sem tomar o pequeno-almoço.

  • Não deixe passar mais de 4 a 5 horas entre as refeições.

  • Se você passar mais de 3 horas desde o jantar à hora de deitar, deve tomar um snack (tipo meio da manhã ou lanche).


  • Não misture féculas na mesma refeição: pão, macarrão, arroz, batata, banana, milho, beterraba, abóbora.

  • Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. Melhor fora das refeições.

  • A preparação dos alimentos será grelhados, cozidos no vapor, forno…. Evite preparações culinárias que incorporam muita gordura: fritos, cozidos, empanados, potajes, etc.

  • A coca-cola, café, chá, mate e o chá são acalóricos, mas são potentes estimuladores da insulina e do armazenamento de gordura corporal, o que reduz o seu consumo e se os tiros, que seja para o café da manhã junto com outros alimentos com fibra. O resto do dia e tome-os descafeinados.

  • Practicaejercicio moderadoal menos um pouco mais do que o habitual. 40 minutos de caminhada por dia.

  • Tenta reduzir o nível de estresse, pois provoca a mesma resposta fisiológica que a cafeína. É recomendável praticar técnicas de relaxamento e yoga.

  • Leva 15 dias o caldo depurativo.
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Truques dieta hipertensos


Compra alimentos com menos de 500 mg de sódio por 100 g. Os ingredientes da rotulagem são citados em ordem decrescente, por isso quanto antes sair o sal, maior conteúdo tem. Para calcular o quanto de sal tem um produto, multiplica-se a quantidade de sódio por 2,5, já que um grama de sódio equivale a 2,5 gramas de sal.


Monitora também os medicamentos, sobretudo os efervescentes.


Para tornar a sua dieta mais saborosa hipertensão, você pode usar intensificadores de sabor, como:



  • Ácidos: vinagre ou limão (carne assada).

  • Aliáceos: alho, cebola, cebolinha ou alho-poró.

  • Especiarias: pimenta, páprica, curry, açafrão, canela e mostarda sem sal.

  • Óleos aromatizados com ervas finas, estragão, alho, etc.

  • Ervas: manjericão, erva-doce, cominho, estragão, louro, hortelã, salsa, alecrim ou tomilho.

Evita aditivos com o sódio


Verifique os rótulos e evite os aditivos com alto teor de sal:



  • Fosfato disódico: cereais, queijos, mantecados, bebidas engarrafadas.

  • Glutamato monossódico: cubos de carne, temperos, picles, sopas, doces, bolos.

  • Alginato de sódio: mantecados, milk-shakes de chocolate.

  • Benzoato de sódio: sumos de frutas.

  • Hidróxido de sódio: ervilhas em lata.

  • Propionato de sódio: pães.

  • Sulfito de sódio: frutas secas, preparações de legumes para a sopa e saladas embaladas.

  • Pectinato de sódio: xaropes e cobertura para bolos, mantecados, sorbetes, molhos para salada, doces e geléias.

  • Caseinato de sódio: mantecados e outros produtos congelados.

  • Bicarbonato de sódio: fermento, sopa de tomate, farinha, sorbetes e compotas.

Além da dieta, hipertensão, Lowpept é de grande ajuda. É um suplemento natural à base de peptídeos do leite, apenas dois comprimidos no café da manhã ajudam a ter a sua tensão sob controle.


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