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Alimentos que melhoram a sinusite

Neste artigo, propomos-lhe alimentos que melhoram a sinusite para tentar reduzir ao máximo o uso de antibióticos, que, apesar de se curar a infecção atual, prejudicam sua microbiota intestinal e torná-lo mais propenso a uma nova infecção.


O que é a sinusite?


A sinusite é a inflamação dos seios paranasais, provocada por uma infecção ou outro problema. Os seios paranasais são espaços ocos e produzem uma secreção mucosa, que drena para o nariz.


Os sintomas da sinusite podem incluir febre, fraqueza, fadiga, tosse e congestão. Também pode haver drenagem de muco na parte posterior da garganta, chamada gotejamento retro-nasal.


Existem vários tipos de sinusite:



  • Aguda, que dura até quatro semanas. Costuma começar com um resfriado vírico que se sobreinfecta por uma bactéria.

  • Subaguda, que dura de quatro a 12 semanas.

  • Crônica, que dura mais de 12 semanas e pode continuar por meses ou mesmo anos.

  • A recorrente, com vários ataques dentro de um ano.

Alimentos que melhoram a sinusite


Sua dieta pode ajudar a controlar a sinusite se você incluir estes alimentos que melhoram a sinusite pelo seu conteúdo em certos nutrientes:


Omega-3


A inflamação associada a sinusite está muito relacionada com a relaciónomega6/omega 3que deveria ser de 2,6 para 1. A alimentação atual, implica uma relação 15 a 1. Por isso toma um suplemento de omega 3) e reduz ao máximo as fontes de ácido araquidônico (omega 6): carne de porco, vitela, carne, ovos, óleos vegetais refinados (gérmen de trigo, soja, girassol, grão de uva e milho), margarinas.


 


Recomendamos-Te que tomes de forma preventiva um custo adicional deomega-3pues ao consumir o peixe cozido, desnaturalizan seus ácidos graxos ômega-3.


Este suplemento deve ser concentrado e livre de toxinas marinhas (pesticidas, metais pesados e dioxinas). Existem muitos no mercado, mas a maioria trazem muito pouca quantidade de EPA e DHA por que estaria puxando o dinheiro. É necessário um mínimo de 2,5 g por dia para que seja eficaz. Por isso recomendamos a marca Enerzona por sua qualidade/preço.


Vitamina C


É o antioxidante por excelência, fortalece as mucosas e é muito anti-histamínica, por isso inclui em seu café da manhã um cítrico ou kiwi e adiciona o pimentão cru para suas saladas.


Alimentos que melhoram a sinusite. Alimentos ricos em vitamina C.


Vitamina B5


A vitamina B5 ou ácido pantoténico é muito anti-inflamatória e anti-histamínica. Lembre-se de incluir fígado, sementes de girassol, cogumelos, cogumelos, legumes, salmão, ovo e arroz integral, pois são alimentos que melhoram a sinusite.


 


Magnésio


Aumenta também o consumo de queijo fresco, algas, frutos secos, sementes, sementes, farelo de trigo e vegetais de temporada para garantir o aporte de magnésio, que regula a excitabilidade do sistema imune e é anti-inflamatório.


 


Enxofre


O enxofre também é muito anti-inflamatório e anti-histamínico, assegura a sua contribuição comendo mais alho e cebola, tanto quente como em bruto.


Alimentos a evitar, em caso de sinusite


As proteínas do leite e do trigo tendem a favorecer a acumulação de mucosidades. Você pode fazer o teste retirando-os, mas o nosso conselho é que se faça o teste de intolerâncias alimentares.


Dieta para a sinusite



  • Realiza 5-6 refeições a cada dia. Três refeições principais e dois/três lanches.

  • Em todas as refeições deve ter: proteína magra, gordura insaturada e hidratos de carbono debaja carga glicêmica.

  • Não deixe passar mais de uma hora, desde que você acorda sem tomar o pequeno-almoço.

  • Toma um copo de água templadacon 2-3 gotas de limónantes de pequeno-almoço.

  • Não deixe passar mais de 4 a 5 horas entre as refeições.

  • Se você passar mais de 3 horas desde o jantar à hora de deitar, deve tomar um snack (tipo meio da manhã ou lanche).

  • Não misture féculas na mesma refeição: pão, macarrão, arroz, batata, banana, milho, beterraba, abóbora.

  • Evita irritantes hepáticos: café, frituras, álcool, açúcar (dextrose, glucose, maltose, lactose, frutose, mel, leite (iogurte, queijo), gorduras processadas (saturadas e trans), hidratos de carbono refinados (pão, macarrão, biscoitos, bolos), aditivos, corantes e conservantes, alimentos processados ou muito elaborados e carnes vermelhas.

  • Evita também, aspargos, couve-flor e brócolos, pois reduzem a capacidade detoxificadora do fígado.

  • Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. Melhor fora das refeições.

  • Leva 15 dias a cada noite, uma xícara de estecaldo depurativo para ajudá-lo a eliminar toxinas e limpar o seu organismo.

  • A preparação dos alimentos será grelhados, cozidos no vapor, forno…. Evite preparações culinárias que incorporam muita gordura: fritos, cozidos, empanados, potajes, etc.

  • Você pode temperar a comida (limão, vinagre, especiarias, pimenta…) para dar sabor aos pratos.

  • Modera a quantidade de sal. Em caso de retenção de líquidos é recomendado o “sal sem sódio”.

  • A coca-cola, café, chá, mate e o chá são acalóricos, mas são potentes estimuladores da insulina e do armazenamento de gordura corporal, o que reduz o seu consumo e se os tiros, que seja para o café da manhã junto com outros alimentos com fibra. O resto do dia e tome-os descafeinados.

  • É fundamental, para evitar elestreñimientoy repovoar a microbiota (flora intestinal ou probióticos). Para isso, aumenta o consumo de alimentos prebióticos como espinafre, beterraba, queijo de cabra, maçã ralada, cebola e azeite de oliva de primeira pressão a frio.

  • Practicaejercicio moderadoal menos um pouco mais do que o habitual. 40 minutos de caminhada por dia.

  • Intentareducir o nível de estréspues provoca a mesma resposta fisiológica que a cafeína. É recomendável praticar técnicas de relaxamento e yoga.

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